Letra C

Cabeceado, Cabeça, Cadernos, Cálculo de custos, Canais de distribuição, Capa, Cartão, CMYK, Chapa, Colagem, Composição gráfica, Contra-capa, Contraste, Conversão a traço, Copy-desk, Cores, Cor aplicada, Corpo, Corte, Costura

Cabeceado - Pequeno cordão colorido (em geral de seda ou algodão), que é colocado nas extremidades do lombo do livro encadernado, na cabeça e no , como elemento decorativo e de reforço.

Cabeça - Parte superior de uma página ou livro. É também chamada de cabeçalho, e tem a função de indicar algumas constâncias gerais (autor, título do livro) ou parciais (capítulos, itens) da obra para melhor orientar o leitor.

Cadernos - Formato no qual as folhas são organizadas antes de serem ordenadas e revestidas. A numeração das páginas é definida a partir do tipo de dobra que o papel vai receber, que pode resultar em cadernos de quatro, seis, oito, doze ou dezesseis páginas.

-----Não deixe de ver também acabamento e montagem

Cálculo de custos - É o conjunto de cálculos que vão determinar a viabilidade econômica do livro para a editora e, em um segundo momento, o preço final do livro ao consumidor. O cálculo de custos envolve muitas e complexas variáveis, como por exemplo:

* o cálculo do original, isto é, a previsão de quantas páginas impressas o texto resultará em determinado corpo, entrelinha e justificação;
* o formato/ tamanho do livro;
* a presença ou não de ilustrações;
* o tipo de papel;
* a impressão;
* o tipo de acabamento e a capa;
* os custos indiretos (despesas permanentes da editora);
* distribuição;
* tiragem;
* direitos autorais;
* taxas de administração.

Complicado, não?

Canais de distribuição - Trilha percorrida pelo material impresso do produtor ao consumidor, com participação ou não de intermediários.

Capa - Também chamada de primeira capa, é o cartão de visitas do livro, tem forte apelo publicitário, e por isso merece toda a atenção do editor. É necessariamente uma área impressa ou de grafismo. Algumas das diversas denominações que a capa recebe são:

* Capa dura - capa de revestimento resistente (saiba mais em encadernação);
* Capa mole - capa que não utiliza papelão - em geral, usa-se um papel ou cartolina especial para brochuras;
* Capa-miolo - capa do mesmo papel utilizado no resto do livro. Usado em livretos e panfletos;
* Capa normal - capa refilada no mesmo tamanho das páginas do texto (miolo);
* Capa encaixada - capa maior do que o miolo refilado, oposta à capa normal.

-----Dê uma olhada também em Encadernação e Brochura

Cartão - Folha muito grossa de papel; conforme a grossura, diz-se cartolina ou papelão. Na prática, todas as folhas que pesam 180 gramas ou mais por metro quadrado são cartões. Menos que isso é papel.

CMYK (Ciano, Magenta, Amarelo e Preto) - O modelo de cores CMYK baseia-se não na adição de luz, mas em sua subtração. No modelo RGB, as cores são criadas acrescentando-se luz; o monitor (ou a televisão) é uma fonte de luz que pode produzir cores. Mas uma página impressa não emite luz; ela absorve e reflete luz. O modelo de cores CMYK é a base do processo de impressão em quatro cores (quadricromia).

Chapa - Superfície, geralmente feita de metal, que foi tratada para carregar uma imagem. A chapa é entintada e a tinta é transferida ao papel ou outra superfície pela impressora.

------Não deixe de ver, também, o item impressão

Colagem - É a forma mais comum e mais barata de junção dos cadernos, antes da encadernação ou brochagem, durante o acabamento. Agrupados os cadernos, a cola distribui-se de modo uniforme na lombada, ligando solidamente o conjunto de folhas.

Composição Gráfica - Pode-se chamar composição gráfica todo o processo de organização e criação do aspecto visual de um material, impresso ou não. Esse processo inclui as fases de criação, diagramação, planejamento e (escolha do) acabamento.

Contra-capa - Também chamada de quarta capa, é a "parte de trás" do livro. É em geral uma área de grafismo, e a exemplo da capa, é um importante veículo publicitário.

Contraste - Ampla gama de gradações de tom entre altas-luzes e sombras. Um bom contraste significa nitidez e visibilidade tanto nas partes mais claras quanto nas mais escuras das ilustrações, e é uma das qualidades a serem verificadas pelo editor na escolha de uma foto.

Conversão a traço - Conversão de original de tom contínuo em traço através do uso da retícula de meio-tom convencional ou retícula de efeitos especiais padronizados.

Copy-desk - Veja o item revisão

Cores - O uso adequado das cores é um item fundamental do planejamento gráfico. Algumas das noções mais importantes envolvendo cores em editoração são:

* Cor-luz: São as cores originadas da luz branca. No espectro da cor-luz, podemos ver que, em direção ao centro, ao cores são somadas, por isso esta mistura é chamada de aditiva. No centro, aparece o branco, que é a soma de todas as cores. Do lado de fora temos o preto, que é a ausência de luz. Esse sistema aditivo de mistura das cores é o RGB (Vermelho, Verde e Azul, em inglês); ele é usado na formação das cores nos sistemas de comunicação visual, como a televisão e o computador.
* Cor-pigmento: É a cor das misturas: azul + amarelo = verde; é a cor das coisas (das tintas, dos papéis, das flores, das comidas, roupas). São as cores obtidas por subtração, inversas à cor-luz. No espectro é possível ver que em direção ao centro a luz é subtraída, até chegar ao preto (ausência de luz).
O sistema de impressão usado em gráficas e na impressora pessoal é pelas cores-pigmento primárias, o sistema CMYK, pois a impressão é obtida por pintura de superfície (o papel não é fonte de luz, apenas a reflete).
* Cores primárias: São as cores puras, que formam todas as demais. Na cor-luz, as cores primárias são verde, vermelho e azul; na cor-pigmento, são o ciano, o magenta e amarelo.
* Cores secundárias: São aquelas obtidas pela combinação das primárias, duas a duas, em proporções iguais.
* Cores quentes: São cores estimulantes, intensas, com tendência a se expandir dentro de uma composição gráfica. Chamam bastante a atenção, e por isto são úteis em trabalhos publicitários ou composições sem muito texto ou que não exijam muito tempo de observação. Por outro lado, podem ser muito cansativas e estressar a visão. São as cores amarelo e vermelho, com todas as suas tonalidades.
* Cores frias: São cores repousantes, calmas, com tendência a se retrair dentro da composição. São bastante discretas e por isto úteis em composições que exigem um tempo maior de observação pelo leitor. Por outro lado, podem se tornar monótonas e apagadas. São as cores azul e ciano, com suas tonalidades.
* Cores neutras: São o verde e o magenta, que adquirem propriedades de cores frias ou quentes conforme a cor que esteja a seu lado.
* Cores análogas: A mistura gradativa entre as cores do círculo cromático é um matiz gradativo, um "degradê" que forma uma escala entre duas cores. Quando essa variação é feita entre uma cor primária e uma secundária que sejam vizinhas no círculo cromático, é formada uma escala de cores análogas.
* Cores complementares: É a cor "negativa" de qualquer cor, como os negativos de fotografia. Quando uma cor é colocada lado a lado com sua complementar, elas se intensificam pelo contraste simultâneo. No círculo cromático é a cor que está "diametralmente oposta" a outra (azul-laranja; verde-vermelho; roxo-amarelo, etc).

Cor aplicada - É qualquer cor escolhida pelo planejador para reprodução através da impressão. Este tipo de cor é usado para a reprodução colorida de qualquer original: branco e preto, a traço ou de tom contínuo. Esse processo de impressão é designado pelo número de cores usadas: uma cor, duas (Bicromia), três, quatro ou mais (Multicromia). Como cada cor - pode ser qualquer uma - precisa de uma chapa diferente, quanto mais cores usadas, mais caro o trabalho.

--- Veja ainda Bicromia, impressão e quadricromia por seleção.

Corpo - É o tamanho do tipo (ou de qualquer outro material de composição), medido pela distância entre o último ponto de sua letra mais "alta" (por exemplo, o "h") e o último ponto de sua letra mais baixa (poderia ser o "q") e expresso em pontos.

Corte - Eliminar parte do original para que se ajuste melhor ao lay-out da página, na diagramação; na preparação de textos, corte é a supressão de partes do texto original com vistas a eliminar erros gramaticais e a melhorar sua qualidade.

Costura - É uma das formas de se unir os cadernos de folhas antes da encadernação ou da brochagem, durante o acabamento do livro. É a que costuma conferir o melhor aspecto e maior segurança nos livros mais volumosos.

Aucun commentaire: