Letra M

Mancha gráfica, Marketing editorial, Matéria-prima, Matiz, Meio-tom, Mercado editorial, Mídia eletrônica/digital, Mídia impressa, Miolo, Montagem

Mancha Gráfica - É a área, em uma composição, que será ocupada pelo material gráfico e pelo texto.

Marketing Editorial - Área da Produção Editorial relacionada à promoção do livro; algumas das tarefas no marketing editorial são o estudo das tendências do mercado editorial, do perfil do público e da política industrial em edição; a promoção do produto, pontos de distribuição e preço de venda; e, por fim, a avaliação da viabilidade comercial do livro e o cálculo dos custos.

Matéria-prima - Itens como papel, revestimentos, tintas, fitas de vídeo, filmes e outros materiais usados na confecção dos bens culturais.

Matiz - Em termos técnicos, matiz é o comprimento da onda de luz refletida em um objeto, ou transmitida por ele. Na prática, matiz é sinônimo de tonalidade, e a gente pode pensar em matiz como sendo as cores que são visíveis em um disco de cores.

Meio-tom - Reprodução fotomecânica do original de tom contínuo (como fotografias, por exemplo), na qual as gradações entre os tons são obtidas pelo tamanho e densidade de pequenos pontos que são produzidos fotografando-se o original através de uma retícula quadriculada. Veja também Quadricromia por seleção.

Mercado Editorial - É chamado assim o mercado consumidor de produtos impressos, como os livros e revistas ("editorial" vem de "editoras"). O editor precisa conhecer a fundo o comportamento desse mercado, bem como acompanhar de perto novas tendências editoriais.

---Veja também nicho mercadológico, público-alvo e marketing editorial.

Mídia Eletrônica/Digital - São os meios de comunicação que utilizam suportes digitais e eletrônicos, como a televisão, a internet, os CD-Roms, CDs de música, filmes e vídeos. Constituem um novo e crescente mercado para editores, que atuariam na fase de finalização/ apresentação dos produtos ao consumidor.

Mídia Impressa - São os meios de comunicação que utilizam como suporte o papel impresso; em outras palavras, são os livros, revistas e todo tipo de impresso (manuais, folhetos, folders, encartes, bulas, etc, etc). Constituem o tradicional mercado dos editores, ao qual as faculdades dirigem seu foco de ensino.

Miolo - É a parte de dentro do livro, o "recheio" - isto é, todas as páginas colocadas entre as capas.

Montagem - É o processo de arranjo das páginas em uma folha grande impressa de tal forma que elas fiquem na seqüência correta quando as folhas forem dobradas e refiladas e, daí, seguir para o acabamento. Depois de dobradas, essas folhas formam unidades chamadas cadernos. Uma folha completa é impressa geralmente em unidades (cadernos) de 4, 8, 16 e 32 páginas.

--- Não deixe de ver também dobragem.

....

Aucun commentaire: