Letra P

Page Maker, Página, Página de rosto, Papel, Parecer, Pé, Planejamento, Plastificação, Ponto, Positivo, Preparação do texto, Produção Editorial, Projeto, Prova, Público-alvo

Page Maker - Precursor do Indesign.

Página - Cada um dos lados das folhas dos livros e outras publicações. Uma folha contém duas páginas: o reto, página ímpar do livro aberto, e o verso, página par do livro aberto.

Página de rosto - É onde se faz a apresentação essencial do livro. Em geral, apresenta os seguintes componentes:

* No reto:
* Nome literário do autor;
* Título e subtítulo do autor;
* Se for o caso, nome do ilustrador, tradutor, organizador, editor literário, prefaciador;
* Número da edição e volume (conforme o caso);

* No verso:
* Indicação de propriedade de direitos autorais ou editoriais;
* Ficha catalográfica;
* Se tradução, identificação da obra original;
* Se for o caso, relação de edições e tiragens.

Claro que esses são apenas os mais elementos mais comuns, e a apresentação da folha de rosto pode variar enormemente de livro para outro.

--- Veja também reto e verso.

Papel - O papel é uma das maiores preocupações do planejador gráfico. Dentre a enorme variedade de tipos de papéis disponíveis, ele deve escolher o mais adequado para o projeto - uma escolha errada de papel pode prejudicar todo o trabalho. As principais características do papel são:

* Sentido da fibra:
É a direção na qual as fibras se alinham quando o papel é feito. É nessa direção que o papel rasga e dobra com maior facilidade, por isso a determinação do sentido da fibra é de fundamental importância para os processos de dobragem e impressão.
* Peso:
É o peso em quilos de uma resma (quinhentas folhas de papel). O peso do papel também pode ser definido pela gramagem, que baseia-se no peso, em gramas, de uma folha de superfície igual a 1 metro quadrado. A fórmula para o cálculo do peso do papel em um determinado formato é: quantidade de folhas x formato em metro x gramagem.
* Corpo:
É o termo usado para descrever a espessura do papel. Quanto mais áspero o papel, maior seu volume, ou seja, seu corpo. É o corpo do papel que determina a espessura de um livro. O método mais usado na determinação do corpo é o PPC - páginas por centímetro.
* Opacidade:
É a capacidade do papel receber tinta sem que esta seja vista do outro lado da folha. Existem duas formas de medir a opacidade: a visual, que é a opacidade de uma folha não-impressa; e a impressa, que é a opacidade da folha impressa. Uma idéia geral da opacidade de um papel pode ser dada pelo uso da escala de opacidade.
* Cor:
É determinada pela fibra e pelos aditivos químicos. A cor do papel escolhido afeta diretamente tudo o que é impresso sobre ele; por exemplo, não é possível ter pontos claros mais claros que a cor do papel.
* Acabamento:
É o termo que designa o modo pelo qual a superfície do papel foi tratada. O acabamento influencia no corpo do livro, e sua escolha depende das características do projeto gráfico do produto a ser impresso.

A escolha do tipo de papel deve levar em conta todas as características acima relacionadas. O planejador também precisa considerar as condições econômicas, o acabamento, a dobragem, a montagem e o processo de impressão nessa escolha. Papéis revestidos, por exemplo, retêm melhor a tinta que os não revestidos; se a impressão for off-set, o papel pode ter menor gramagem e ser mais fino, ao contrário do que acontece se a impressão for por tipografia. Alguns dos tipos mais usados em projetos gráficos são: Off-set, cuchê, acetinado, jornal, ilustração, cartões tríplex e dúplex, e ainda vários outros.

Parecer - Avaliação da qualidade e viabilidade comercial de um original; dependendo do parecer, que é feito pelo próprio editor ou por um profissional especializado (no caso de livros técnicos), o original irá ou não para a edição e, daí, para a publicação. Os elementos básicos constituintes do parecer são: quem é o autor, assunto do livro, resumo do tema, definição do público-alvo, adequação da linguagem em relação ao público-alvo, comentários sobre o custo e o conclusivo.

- Elemento textual fora do quadro, composto no mesmo corpo ou um ponto menor que o da estrutura, onde se encontram a fonte dos dados utilizados e as notas ou explicações complementares sob numeração de remissivas autônoma em relação ao texto.

Planejamento - É uma fase importantíssima da edição, quando são dimensionados todos os custos editoriais. O planejamento decidirá, por exemplo, o tamanho da mancha gráfica, o critério de aproveitamento das ilustrações, o formato (BB, AM, AA) das folhas, o tipo de impressão, de papel, de acabamento, entre muitos outros itens da produção editorial.

Plastificação - Aplicação de uma camada fina de plástico sobre uma folha impressa para proteção ou melhora da aparência. Uma superfície plastificada tem um alto brilho e durabilidade, além de ser impermeável.

Ponto - É a menor unidade de medida tipográfica, e corresponde a 0,376 mm pelo sistema Didot. Uma paica vale exatamente doze pontos. O principal uso dos pontos é na medição do corpo de tipos e outros materiais de composição.

Positivo - Reprodução fotográfica em papel ou filme que corresponde exatamente ao original, ou seja, os brancos são brancos e os pretos são pretos. Veja também negativo.

Preparação do texto - É o nome dado ao conjunto de processos que vão modificar/organizar/corrigir/adaptar o texto original do autor. Nessa etapa, o editor define a estruturação em capítulos, verifica se há necessidade de alteração da extensão do texto, faz a normalização do texto, redige índices, orelhas, olhos, intertítulos, legendas e outros elementos redacionais complementares.

Produção Editorial - Alguns autores consideram que o termo "Produção Editorial" envolve todas as fases de produção de um livro ou revista, desde a criação puramente intelectual do texto à sua entrega ao mercado como produto final. Para as faculdades de Editoração e para este site, no entanto, Produção Editorial é a execução ou coordenação da confecção e/ou apresentação de qualquer material impresso (livro, revista, encartes, folders) ou da mídia digital e eletrônica (CD-Roms, sites, CDs e vídeos).

Projeto - É o início de todo o processo de produção do livro. Em geral é feita uma relação de atividades/ informações necessárias para a realização/ confecção do produto. Os elementos dessa relação serão depois planejados separadamente.

Prova - Cópia ou folha impressa do material para avaliação, para ser confrontada com o original e depois corrigida, antes da impressão final.

Público-alvo - É a parcela da população à qual é dirigido o bem cultural. Segmento do público que se pretende atingir e sensibilizar com uma campanha, um anúncio, uma notícia, etc. O estudo das características do público-alvo de determinado produto cultural é tarefa do marketing editorial; o editor deve orientar seu trabalho de edição tendo em vista as características do público-alvo daquele produto.

---Veja também parecer, distribuição, mercado editorial e nicho mercadológico.

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