Letra E

Edição, Editor, Editora, Editoração, Encadernação, Encaixe, Entrelinha, Erros na impressão, Espaçamento, Espiral

Edição - A definição mais bacana de edição que eu conheço é a que está na homepage deste site, da editora Marilu Bernardes: "Editar é pegar um original escrito em folha de pão e transformá-lo em um livro bonito e gostoso de ler".
Mas se você prefere uma definição mais "acadêmica", aí vai, diretamente do Dicionário de Comunicação, de Rabaça e Barbosa: (Edição) é a atividade organizada em forma de empresa para a publicação de livros e, em sentido mais amplo, para a produção de qualquer suporte de difusão cultural."

Editor - É o profissional responsável pela edição de produtos culturais - livros, discos, filmes, CD-Roms, sites da Internet - desde sua seleção até sua distribuição ao consumidor final.

Editora - Empresa que tem como atividade a produção editorial de bens culturais, mais comumente livros, discos e filmes.

Editoração - Nome que se dá ao processo de transformação de um produto cultural (livro, discos, filmes, revistas) em estado bruto, original, ao objeto que é de fato comercializado.

Encadernação - É o método mais durável de acabamento, e consiste em fazer aderir a uma capa dura o conjunto de cadernos que constitui cada exemplar do livro. O princípio da encadernação é muito parecido com o da brochagem, a não ser pelos seguintes procedimentos:

* Os cadernos são necessariamente costurados entre si;
* Ao conjunto dos cadernos costurados se colam as folhas de guarda, com o objetivo de prender o livro à capa;
* A refilagem dos cadernos e das guardas faz-se antes da colocação da capa;
* O dorso da capa é arredondado e
* A capa é dura, ou seja, feita de camadas rígidas, e pode ser revestida de diversos materiais, tais como papel, tecido e fibra sintética.

-----Não deixe de ver também acabamento

Encaixe - É o processo de colocação dos cadernos (o miolo) de um livro em sua capa dura.

Entrelinha - É o espaço entre duas linhas consecutivas de um texto, ou o claro adicional que se deixa entre uma linha e outra, na composição gráfica.

Erros na impressão - Os erros na impressão não são de responsabilidade do editor, mas acabam por prejudicar a apresentação final do trabalho. A escolha cuidadosa da gráfica, portanto, é fundamental. Alguns dos mais comuns erros de impressão são o arrancamento (quando a aderência da tinta é forte demais para o papel, pequenas manchas brancas se formam na área impressa com fundo chapado), o atravessamento (quando o veículo da tinta penetra através da folha, tornando-se visível do outro lado - muito comum em jornais), dublagem (a dupla impressão de cada ponto, na impressão em várias cores), espalhamento (invasão da tinta nos meios-tons e nas letras em negativo, mais comum na impressão em papéis cuchê), manchas (desuniformidade na aparência) e moiré (defeito criado pela superposição de retículas, ou seja, quando um meio-tom já reticulado passa novamente por esse processo.

Espaçamento - É a colocação de espaços em branco entre palavras ou letras de uma composição gráfica.

Espiral - É o meio mecânico que une as páginas e as capas de uma publicação, quando o método de acabamento escolhido é mecânico - no qual os cadernos de páginas, depois de reunidos e organizados, são refilados em todos os lados e furados, para então serem encadernados em conjunto com a capa pela espiral metálica.

--- Veja ainda, sobre esse assunto, acabamento.

....

Aucun commentaire: